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"Algumas pessoas nasceram para ensinar e passar conhecimentos. Uma delas é você. Com seu jeito divertido e inteligente de ministrar suas palestras de vendas e cursos de vendas, vem conquistando não só nos do SENAC mas por onde você passa"

Estevão de Jesus Bento.
Senac Jundiai
Coord. de Adm. e Negócios

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A IMPORTÂNCIA DE UM CURSO DE VENDAS
Prof André Ortiz – 03/05/07

Não sei ao certo quantos vendedores existem no Brasil e no mundo, porém uma coisa realmente é certa: todos nós somos vendedores todas as vezes que passamos a interagir com outras pessoas e também conosco quando usamos nossa comunicação intrapessoal.

Desde a pequena criança que pede insistentemente à sua mãe comprar um doce no supermercado até aquele rapaz galanteador que consegue o primeiro beijo; todos nós, somos vendedores pois vendemos algo para os outros ou para nós mesmos quando buscamos exercer nosso poder de influência.

Mas no mundo corporativo, nas áreas comerciais das empresas, qual o motivo de alguns vendedores não serem considerados Profissionais de Vendas pelo mercado ou pelos seus clientes? As vezes até mesmo pelos seus colegas de trabalho!

Isto acontece, geralmente, pela falta de profissionalização daquelas pessoas que por já terem facilidades de interagirem com outras pessoas encontraram espaço profissional no departamento comercial das organizações, pois costumam se relacionar bem com todo mundo.

Um dos pontos que destaco em meus cursos e palestras de vendas é que um vendedor, que cuida de sua auto-estima, que cuida da sua motivação, que domina os benefícios do produto que vende, que entende de gente, mas não domina os fundamentos das principais técnicas de vendas terá sua produtividade afetada!
 
Quando este vendedor passar a dominar os fundamentos das principais técnicas de vendas, usá-las com estratégia e dentro de um sistema de vendas, ele estará atuando como um Profissional de Vendas e as vendas serão uma conseqüência natural de suas atividades comerciais.

É aí que entra a importância imperiosa dos vendedores buscarem cursos de vendas que os capacitem a exercer com excelência suas funções comerciais.

 

Mas como um vendedor, ou uma empresa, poderá saber exatamente se está, ou não, precisando de um curso de vendas?

Quando perceber que as condições básicas de ambiente, conhecimento do produto, auto-estima e motivação dos vendedores  estiverem adequadas e mesmo assim as vendas não acontecem no volume e na qualidade que se deseja ou que é necessária!

Vejamos então quais as vantagens em participar de um curso de vendas:

  • Antes de qualquer coisa, é muito divertido, pois o vendedor conhecerá as experiências dos seus colegas vendedores no ambiente, no conteúdo e na forma adequada para a aprendizagem, e conforme diz Jeffrey Gitomer em seu livro A Bíblia de Vendas: Nada é mais emocionante para um vendedor do que ouvir a experiência bem sucedida de outro;
  • Terá oportunidade de se reciclar, conhecendo sistemas, técnicas e estratégias novas que conduzem aos resultados em vendas, como também contribuir dizendo o que já aplica no seu cotidiano. Ou seja, poderá através da sua participação dizer o que deu certo e o que deu errado em sua profissão, sem ter que estar na defensiva emocional e realmente perceber em si mesmo o que está e o que não está funcionando;
  • Melhorará seu relacionamento com colegas de profissão, pois conhecerá mais as pessoas do seu ambiente de trabalho fora do clima competitivo da área comercial, o que em muito contribui para a melhoria do clima organizacional em seu departamento;
  • É um momento de parar e  refletir, diante do agito do mercado, se suas ações estão sendo planejadas ou não;
  • Treinar habilidades e competências necessárias para o alcance de metas e objetivos, com uma didática preparada para por profissionais experientes em vendas.

Geralmente vendedores são muito exigidos física e mentalmente em suas atividades, e vivem num ambiente de cobranças periódicas onde o resultado consistente em vendas é imperioso inclusive para manterem seus empregos!

Mas o fato é que vendedores têm que vender!

E torna-se imperioso para as pessoas da área comercial o uso da ciência de vendas que pode ser assimilado em cursos de vendas que aplicam metodologias de comprovados resultados.

 
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